Como Desativar Seleção de Texto do Blog Usando CSS

Como Desativar Seleção de Texto do Blog Usando CSS
Desabilite a possibilidade de selecionar textos do blog para que não sejam copiados e evite que seu trabalho seja plagiado.

Todos nós sabemos como é frustrante nos depararmos com nossos artigos expostos em outros blogs/sites sem a devida autorização. Infelizmente essa prática é utilizada por muitos sem o mínimo de respeito, e prejudicando todo o trabalho de dias.

Felizmente, há alguns meios que podem contornar um pouco essa situação e, um deles, é desabilitar a seleção de textos do blog. Anteriormente, era utilizado scripts para realizar essa função, porém nos novos navegadores é possível desabilitar o Java script então essa função não funcionará e qualquer um poderá copiar livremente todo o conteúdo.

Nesse artigo, mostraremos como desativar a seleção de texto do blog através da inserção de pequenos trechos deCSS. Esse meio, não pode ser parado por qualquer configuração no navegador e além disso não afeta o rendimento de suas páginas como fazem os scripts. O processo é possível graças a aplicação do atributo “user select” que ainda é desconhecido por muitos e que dificulta a seleção de qualquer trecho da página em que ele seja aplicado.

Para nosso tutorial, aplicaremos o “user select” na configuração de CSS da tag <body> que fará com que seja aplicado a todo blog, pois, é a tag que acomoda todo o conteúdo. Porém, caso você já tenha experiência com programação, poderá aplicar essa configuração a determinados trechos, áreas e/ou divs que entender ser mais adequado para sua necessidade.

Como desativar a seleção de texto em seu blog


>> Acesse seu Blogger, vá em "Modelo" e depois "Editar HTML".

>> Clique no código do template, pressione "CTRL+F" e pesquise por body {
* Esse trecho é encontrado dessa maneira em templates padrão do Blogger, em templates personalizados pode variar, porém deve ser utilizado o trecho referente ao CSS da tag <body>.

>> Logo em seguida ao trecho encontrado, cole o seguinte código:
-webkit-touch-callout: none;
-webkit-user-select: none; /* Webkit */
-moz-user-select: none;    /* Firefox */
-ms-user-select: none;     /* IE 10  */
/* Currently not supported in Opera but will be soon */
-o-user-select: none;
user-select: none;  

>> Clique em "Salvar Modelo".

>> Vá em seu blog e veja o resultado.

Após a conclusão do tutorial, você poderá notar que as áreas de texto de seu blog estão "bloqueadas" para a seleção. Infelizmente, essa configuração não eliminará totalmente os riscos de seus artigos serem copiados, é necessário continuar a aplicação de outras "táticas", e, caso mesmo assim notar que plagiaram seus trabalhos não se acomode e denuncie. Caso não saiba como denunciar plagio, acesse o artigo Como Denunciar Plágio ao Google.
Deixe seu comentário, pois ele é a motivação para nosso trabalho.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN