Médium psicografa carta do espírito de Cássia Eller! Será?

Carta enviada pelo espírito da cantora morta em 2001 teria sido psicografada por um médium no centro espírita Lar Frei Luiz! Será verdade?
A notícia apareceu na internet na segunda semana de junho de 2015 e afirma que um médium do Lar Frei Luiz teria recebido uma carta emocionante do espírito da cantora Cássia Eller – que morreu em dezembro de 2001 – onde ela teria afirmado quechegou a conhecer o inferno e que, após passar por uma regeneração em um “umbral”, teria encontrado a paz.
O fenômeno teria sido registrado por um médio na noite de 7 de maio de 2015, durante uma reunião de auxílio a dependentes químicos, num centro espírita que fica no Rio de Janeiro.
O conteúdo emocionante da carta supostamente atribuída ao espírito da cantora Cássia Eller foi compartilhado centenas de milhares de vezes no Facebook, além de ser publicada em inúmeros sites e blogs. Mas será que essa notícia é real?
Cássia Eller teria enviado uma mensagem a um médium no Rio de Janeiro! Será verdade!
Cássia Eller teria enviado uma mensagem a um médium no Rio de Janeiro! Será verdade! (foto: Divulgação))
Verdadeiro ou falso? No dia 7 de maio de 2015, um médium chamado José Helenio afirmou ter recebido uma “mensagem do além” e que o texto seria da cantora de rock falecida em 2001. Essa é a parte real da história, ou seja, a carta existe, mas não há nenhuma comprovação de que o conteúdo da carta seja mesmo de Cássia Eller.
Entramos em contato com o Lar Frei Luiz através do site da instituição, mas não tivemos resposta até o fechamento desse artigo. No entanto, em resposta à equipe de jornalismo do jornal carioca Extra, o presidente do centro espírita confirmouque a carta surgiu mesmo de um dos médiuns que estavam em uma das sessões de auxílio a dependentes químicos, mas que a casa nem chegou avisar aos familiares sobre a carta, pois esse não é um procedimento padrão da ONG.
Aliás, quem quiser ler toda a carta, na íntegra, o Extra publicou tudinho.
No dia 19 de junho de 2015, o vice presidente do Lar Frei Luiz publicou uma nota na página do centro espírita no Facebookonde ele explica que a tal carta existiu, sim, mas que foi escrita por um médium que ainda está em estudos de desenvolvimento e que o conteúdo da carta não passou pelo crivo da entidade (não foram verificados sinais que poderiam confirmar ou desmentir se ela pertence mesmo ao espírito de Cássia Eller), sendo divulgada sem a autorização do centro espírita.
Segundo ele, algum jornalista deve ter descoberto (ou participado dessa sessão) e deixou vazar essa informação.
O vice presidente ainda esclarece que, apesar de não questionar a veracidade dessa psicografia, a divulgação dessa cartanão foi autorizada pelo Lar de Frei Luiz.
Trecho da nota publicada pelo vice presidente da instituição, no Facebook
Trecho da nota publicada pelo vice presidente da instituição, no Facebook

Difícil de se comprovar

Mesmo que a psicografia exista mesmo, seria muito difícil averiguar se determinado texto é de autoria de alguém que já morreu ou não! Aos olhos da ciência, ainda não há evidências que comprovem que esse tipo de fenômeno exista de fato e o assunto gera divergências até mesmo entre os que nele crê.
É o caso da carta atribuída à Cássia Eller. O que tanto o presidente do Lar Frei Luiz quanto o diretor de marketing da Federação Espírita Brasileira, João Rabelo, concordam é que não há como ter certeza se a mensagem foi, de fato, transmitida pela cantora.
Em entrevista ao jornal Extra, Rabelo explica que:
“- Como dizia Chico Xavier, ‘o telefone toca de lá para cá’. O espírito que toma a iniciativa de mandar a mensagem, o médium funciona como um correio. Não dá para saber se o espírito está se passando por outro”
Além disso, conforme explicado por Gerson Monteiro – presidente da Rádio Espírita Rio de Janeiro -, Cássia Eller não era escritora e não tinha um estilo próprio de escrever e isso torna muito difícil determinar a veracidade da carta.

Conclusão

Uma pessoa que ainda está “em desenvolvimento nos estudos da mediunidade” diz ter recebido uma mensagem do espírito de Cássia Eller, mas a própria entidade onde a psicografia teria ocorrido diz que não houve nenhuma verificação da autenticidade do texto e que o assunto foi divulgado sem a autorização do Lar Frei Luiz. Ou seja, a carta existe, mas o seu conteúdo não pode ser validado.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN