Como Fazer um Backup Completo de seu Blog Blogger

Fique seguro com seu blog e não seja pego de surpresa. 

A plataforma Blogger é bastante utilizada para a criação de blogs, pois, para quem está iniciando no meio sente-se mais a vontade por sua simplicidade, hospedagem grátis, motor de busca amigável e várias opções de personalização.

Quando criamos um blog seja ele como opção de trabalho, diversão, passatempo ou qualquer que seja o motivo, temos um trabalho duro para personalizá-lo, escrever posts, divulgá-lo, atrair visitantes e muitas outras coisas que exige um bom blog. Dessa maneira passamos um bom tempo de nossa vida “dentro do blog” e por isso não sequer imaginamos que todo esse nosso trabalho posso ser desperdiçado do nada.

Nesse post mostraremos como deixar seu blog “guardado” em segurança fazendo um backup completo do mesmo.

Motivos pelos quais você deve fazer o backup


Aqui falaremos brevemente de alguns motivos que você deve conhecer que podem te trazer “dor de cabeça” e que devem ser levados em conta para decidir fazer o backup imediatamente.

Primeiramente, o Blogger contém um sistema de classificação automatizada que é muito rigoroso e se seu blog for pego ele pode ser excluído sem qualquer aviso. O que acontece, é que ele detecta spans em posts de seu blog e começa a removê-los, o que na verdade é uma segurança para os blogueiros, mas você não vai querer que todo o seu trabalho árduo seja excluído do nada , não é mesmo.

Outro motivo que podemos destacar aqui é que seu blog pertence a uma conta Google. Se por um acaso você perdê-la ou excluir acidentalmente, seu blog irá pelo mesmo caminho, então seu trabalho, seu esforço e dedicação de dias, meses e até anos serão em vão. 

Trouxemos aqui alguns motivos que podem ser determinantes para que comece o backup imediatamente, mas também existem outros, e para não sofrer com isso ou ser penalizado faça o passos simples que mostraremos e fique tranquilo.

Fazendo backup completo do blog

A tarefa é muito simples, não requer conhecimento em HTML, CSS e nenhuma outra coisa do gênero, a partir do próprio painel do Blogger você realizará todo processo. Para fazer o backup completo do seu blog exige dois procedimentos: Backup do template e backup do conteúdo. Nesse caso partiremos do primeiro, veja a seguir como proceder.

Backup do Template


>> Acesse seu Blogger e vá em “Modelo”.

>> Clique em “Fazer backup/Restaurar” que fica no canto superior direito.


>> Na janela que se abriu, clique em “Fazer download do modelo completo”.


Feito isso, baixará o arquivo XML do template para a pasta download de seu PC.

Backup do Conteúdo


>> No menu lateral de seu Blogger clique em “Configurações” e depois “Outro”.
>> Você poderá notar à direita a opção “Exportar blog”, clique nela.


>> Novamente abrirá uma pequena janela e nela, você clicará na opção “Fazer download do blog”.


>> Nesse momento começará a baixar um novo arquivo com o conteúdo de seu blog. O processo demora um pouco mais que o anterior, então aguarde até que complete.

>> Pronto, você já fez o backup completo de seu blog.

 Observação: Pegue os dois arquivos que você baixou e guarde em uma pasta de seu computador, eles são as opções que trarão seu blog de volta em caso de perca total.  

Gostou? Comente. O seu comentário é a motivação para nosso trabalho.

Comentários

 
Copyright ©2015 Canal Do MatheusBR Todos os Direitos reservados | Designed by Sinistro de BTN